Pular para o conteúdo
Início » Feliz natal em ponto cruz

Feliz natal em ponto cruz

  • Lea Freitas 

Lindos gráficos de feliz natal em ponto cruz! O ponto cruz é uma técnica de bordado que consiste em fazer pequenos cruzamentos com a linha sobre um tecido quadriculado. É uma forma de arte que existe há séculos e que pode ser usada para criar lindas peças decorativas, como toalhas, almofadas, quadros e muito mais.

Neste artigo, vamos mostrar como você pode fazer um feliz natal em ponto cruz para enfeitar a sua casa ou presentear alguém especial. Vamos ensinar o passo a passo, os materiais necessários e algumas dicas para deixar o seu trabalho ainda mais bonito e personalizado.

Não desperdice tempo! Digite seu endereço de e-mail abaixo e desfrute das melhores orientações sobre bordados, ponto cruz e muitas outras informações fascinantes do universo do artesanato.

O que você vai precisar

Para fazer um feliz natal em ponto cruz, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Um tecido de algodão ou linho com trama quadriculada, que pode ser encontrado em lojas de artesanato ou armarinhos. O tamanho do tecido depende do tamanho do desenho que você quer fazer, mas recomendamos que seja pelo menos 10 cm maior do que o desenho em cada lado, para facilitar o acabamento.
  • Uma agulha de bordado sem ponta, adequada para o tipo de tecido e de linha que você vai usar.
  • Linhas de bordado nas cores que você preferir. Você pode usar linhas de algodão ou sintéticas, mas lembre-se de que elas devem ter a mesma espessura e qualidade, para garantir um resultado uniforme. Você também pode usar linhas metalizadas ou com efeito de brilho, para dar um toque especial ao seu trabalho.
  • Uma tesoura de ponta fina, para cortar as linhas e o tecido.
  • Um bastidor de madeira ou plástico, para esticar o tecido e facilitar o bordado. O bastidor deve ter um diâmetro maior do que o desenho que você quer fazer, para evitar que ele fique deformado.
  • Um gráfico do desenho que você quer fazer. Você pode encontrar vários modelos de feliz natal em ponto cruz na internet ou em revistas especializadas, ou criar o seu próprio usando programas de computador ou aplicativos de celular. O importante é que o gráfico tenha uma legenda com as cores e os símbolos correspondentes aos pontos que você deve fazer.

Gráficos de feliz natal em ponto cruz

Convidamos você a dar uma olhada nos gráficos de Feliz Natal em ponto cruz que selecionamos cuidadosamente para que você possa se inspirar e começar seu projeto de bordado natalino. Esses gráficos são uma fonte maravilhosa de ideias e designs que irão encantar seus olhos e aquecer seu coração durante a temporada festiva.

Veja: Sapatinho de crochê simples

Com esses modelos, você pode transformar sua criatividade em belas peças de arte em ponto cruz, adicionando um toque especial de alegria e celebração à sua decoração de Natal. Então, pegue suas agulhas, linhas e tecidos e mergulhe no mundo mágico do bordado, criando obras de arte que irão iluminar seu ambiente e trazer um sorriso aos rostos de todos que as contemplarem.

Como fazer o bordado de feliz natal em ponto cruz

Após reunir todos os materiais necessários para o seu projeto de bordado de feliz natal em ponto cruz, é hora de começar a dar vida à sua criação. Siga atentamente etapas a seguir para garantir um resultado incrível:

Etapa um do bordado de feliz natal

  • Corte um pedaço do tecido com o tamanho adequado para o seu desenho, deixando uma margem de pelo menos 5 cm em cada lado.
  • Coloque o tecido no bastidor, ajustando-o bem para que fique bem esticado e sem rugas.
  • Escolha uma cor de linha para começar e separe um fio com cerca de 50 cm de comprimento. Dobre-o ao meio e passe as duas pontas pela agulha, formando uma alça na outra extremidade.
  • Escolha um ponto do gráfico para começar e localize-o no tecido. Conte os quadradinhos do tecido a partir do centro até chegar ao ponto escolhido. Lembre-se de que cada quadradinho do tecido corresponde a um quadradinho do gráfico.
  • Passe a agulha pelo tecido pelo lado avesso, saindo pelo lado direito no canto superior esquerdo do quadradinho escolhido. Puxe a linha até que a alça fique no lado avesso do tecido.
  • Passe a agulha pelo lado direito do tecido no canto inferior direito do mesmo quadradinho, formando uma diagonal. Puxe a linha até ficar bem firme, mas sem deformar o tecido.
  • Passe a agulha pelo lado avesso do tecido no canto inferior esquerdo do mesmo quadradinho, saindo pelo lado direito no canto superior direito, formando outra diagonal e completando o ponto cruz.

Etapa dois do bordado de feliz natal

  • Repita os passos 5 a 7 para fazer todos os pontos da mesma cor que estão juntos no gráfico, seguindo a direção das diagonais. Você pode fazer os pontos em linhas horizontais ou verticais, conforme preferir.
  • Quando terminar todos os pontos da mesma cor que estão juntos, passe a agulha pelo lado avesso do tecido por alguns quadradinhos adjacentes, para fixar a linha. Corte o excesso de linha com a tesoura, deixando uma pontinha no lado avesso do tecido.
  • Escolha outra cor de linha e repita os passos 3 a 9, até completar todo o desenho do gráfico.
  • Retire o tecido do bastidor e faça o acabamento que desejar, como costurar uma moldura, fazer uma bainha, aplicar um forro ou um viés, etc.

Dicas para o bordado de feliz natal em ponto cruz

  • Para facilitar a contagem dos quadradinhos do tecido, você pode usar uma régua ou uma fita métrica para marcar o centro do tecido com um alfinete ou um lápis.
  • Para evitar que as linhas se embaracem ou se soltem, você pode usar um organizador de linhas, que é uma placa de plástico ou papelão com furos onde você pode enrolar as linhas e identificá-las com os números ou símbolos das cores.
  • Para evitar que o tecido fique sujo ou desgastado, você pode cobrir as partes que não estão sendo bordadas com um pano ou um papel.
  • Para dar mais destaque ao seu trabalho, você pode usar pontos especiais, como o ponto atrás, o ponto cheio, o ponto corrente, etc. Você também pode usar miçangas, lantejoulas, botões ou outros enfeites para decorar o seu bordado.

Veja: Como lavar bordado: veja a maneira correta

Conclusão

Fazer um feliz natal em ponto cruz é uma forma divertida e criativa de expressar o seu carinho e o seu espírito natalino. Você pode usar essa técnica para fazer vários tipos de peças, como toalhas de mesa, guardanapos, panos de prato, aventais, etc. Você também pode presentear os seus amigos e familiares com um bordado personalizado e exclusivo.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido a fazer um feliz natal em ponto cruz. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. E se você gostou deste conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais.

Feliz natal e boas festas!

COMPARTILHAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *