Pular para o conteúdo
Início » Ideias de Tapetes de Cozinha para Deixar seu Ambiente Mais Aconchegante

Ideias de Tapetes de Cozinha para Deixar seu Ambiente Mais Aconchegante

  • Lea Freitas 
COMPARTILHAR

Se você está em busca de ideias criativas para adicionar um toque de charme à sua cozinha, os tapetes são uma excelente escolha para alcançar esse objetivo.

Você já reparou nos diversos tapetes disponíveis no mercado? Além de trazer mais conforto e aconchego para a cozinha, eles têm um poder incrível de transformar e decorar os ambientes.

Não desperdice tempo! Digite seu endereço de e-mail abaixo e desfrute das melhores orientações sobre bordados, ponto cruz e muitas outras informações fascinantes do universo do artesanato.

Veja também: Receita Completa do Tapete em Crochê Square Decore

Primeiramente, os tapetes de cozinha são ótimas opções para quem quer deixar o cômodo mais charmoso e acolhedor. Além disso, eles disfarçam manchas e arranhões que podem surgir no piso com o tempo.

Dessa maneira, vale investir em tapetes estilosos e funcionais. Ademais, há opções dos mais variados tamanhos, formatos, cores e estampas. Portanto, não faltam opções para combinar com a decoração do seu lar.

Tipos de Tapetes para Cozinha

Antes de mais nada, é importante conhecer os principais tipos de tapetes para cozinha:

Tapetes de Vinil

Os tapetes de vinil são muito utilizados em cozinhas por alguns motivos. Primeiramente, eles são fáceis de limpar e duráveis. Além disso, absorvem pouco líquido e resistem bem ao tráfego intenso.

Portanto, os de vinil são excelentes para áreas com possibilidade de derramamento de líquidos, como a cozinha e lavanderia. Há modelos lisos e também com estampas, então dá para usar a criatividade na hora de escolher.

Tapetes de Borracha

Semelhante aos de vinil, os tapetes de borracha também são ótimas pedidas para a cozinha. Isso porque eles são flexíveis, antiderrapantes e têm toque agradável.

Desse modo, além de trazer conforto aos pés, eles garantem boa aderência mesmo quando molhados. Logo, evitam acidentes com escorregões.

Há desde opções mais simples até modelos com estampas divertidas e cores vibrantes. Enfim, ótima pedida para deixar o ambiente mais animado!

Tapetes de Tecido

Por fim, os tapetes de tecido fazem muito sucesso por unir design, conforto e funcionalidade. Geralmente, são confeccionados em fibras naturais como algodão, juta e sisal.

Contudo, por serem têxteis, exigem mais cuidados na limpeza. Portanto, o ideal é que fiquem nas áreas da cozinha menos sujeitas a derramamentos, como junto à mesa ou bancada.

Veja Abaixo Lindas Ideias de Tapetes de Cozinha

Cores e Estampas: Ideias para Tapetes de Cozinha

No que diz respeito às cores e estampas, vale usar a criatividade! Opte por tons que combinam com o restante da decoração do ambiente.

Caso sua cozinha tenha cores neutras como branco e cinza, uma boa dica é investir em tapetes coloridos. Assim, eles trarão mais vida e alegria para o espaço.

Já as estampas são ótimas para quem quer ousar um pouco mais. As florais e étnicas estão super em alta e combinam com vários estilos de decoração. Além disso, as listradas e xadrezes também são tendência!

Logo, abuse dos desenhos, não tenha medo de ousar nas cores e use a criatividade. Lembre-se também que não precisa exagerar: às vezes menos é mais!

Como Escolher o Tamanho Certo

Agora que você já conhece os principais modelos e opções de estampas, é hora de aprender a escolher o tamanho ideal. Afinal, os tapetes precisam cobrir bem a área desejada para cumprir sua função.

Portanto, preste atenção nas medidas do espaço onde deseja instalar o tapete. depois, veja as opções de tamanho disponíveis para aquele modelo específico.

Algumas dicas importantes sobre o tamanho:

  • Deixe um espaço de 15 a 30 cm entre o tapete e as paredes ou móveis;
  • Na área de refeições, opte por um modelo que comporte bem as cadeiras;
  • Na área de preparo de alimentos, ele precisa alcançar os locais de maior circulação.

Enfim, siga essas recomendações básicas para garantir que o seu tapete tenha o caimento perfeito no ambiente.

Onde Colocar os Tapetes na Cozinha?

Fechando, confira algumas sugestões de onde colocar tapetes na cozinha:

Área de Refeições

Nesta área, o tapete é essencial para trazer mais conforto e aconchego. Opte por modelos felpudos e macios para criar uma atmosfera agradável nas refeições com a família ou amigos.

Pia e Bancadas

Coloque tapetes antiderrapantes em frente à pia e bancadas de preparo dos alimentos. Além de trazer mais segurança ao ambiente, eles podem ter funções decorativas bem legais.

Entre Bancadas e Armários

Essa é uma ótima opção para quem tem cozinha americana integrada com a sala. Assim, os tapetes demarcam visualmente este ambiente.

Aproveite para Conhecer Também:

Ideias de Pulseiras de Miçangas: Crie Acessórios Únicos

Aprenda a Definir o Preço das Suas Peças de Crochê

Descansos de Panelas em Crochê: Decore sua Cozinha!

Conclusão

Portanto, os tapetes trazem inúmeros benefícios para a cozinha, tanto em função quanto em estética. Estão disponíveis diversas opções de modelos, estampas e tamanhos para você escolher o que mais combina com cada ambiente.

No meu blog, todo dia tem uma atualização com as tendências, inovações e o que está bombando no mundo do crochê, para você continuar muito bem informada. Dá uma passada no meu Pinterest e clica em seguir para receber inspirações demais.

Esperamos que esse artigo tenha lhe dado boas ideias de tapetes para cozinha. Compartilhe nas redes sociais e indique para outras pessoas que desejam decorar essa área da casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *