Pular para o conteúdo
Início » Tapete de Crochê Argila: Venha Fazer o Seu

Tapete de Crochê Argila: Venha Fazer o Seu

COMPARTILHAR

Venha aprender a fazer um belo tapete de crochê argila para dar um toque rustico a decoração de sua casa.

Antes de mais nada os tapetes de crochê estão na moda novamente, trazendo um toque retrô folk e vintage para nossas casas.

Não desperdice tempo! Digite seu endereço de e-mail abaixo e desfrute das melhores orientações sobre bordados, ponto cruz e muitas outras informações fascinantes do universo do artesanato.

Além disso entre as muitas opções de estilo e materiais, os tapetes de crochê em tons terrosos e argila são uma excelente pedida para quem busca um décor rústico, aconchegante e atemporal.

Portanto neste post vou ensinar vocês a fazerem um lindo tapete de crochê argila, utilizando diferentes tons de marrom, bege e ocre. O resultado final é uma peça única, com textura marcante das pontas do crochê. É o toque especial que faltava na sua sala, quarto ou hall de entrada!

Veja também: Lindo Tapete de Crochê Chevron Passo a Passo Completo

O charme rústico do tapete de crochê argila

Os tapetes feitos manualmente, como os de crochê, tricô e macramê, estão super em alta novamente. Eles trazem uma atmosfera retrô, artesanal e rústica para a decoração. Além disso eles complementam com charme o estilo industrial, boho chic, vintage ou escandinavo.

Dentre os diversos estilos de tapetes de crochê, os tons terrosos como ocre, marrom, bege e argila são muito versáteis e atemporais. Desse modo combinam tanto com móveis de madeira rústica quanto com sofás e poltronas de courino.

Caem super bem em salas e quartos com tijolinhos aparentes, cimento queimado no piso ou paredes de barro. Complementam a atmosfera natural, terrosa e aconchegante desses espaços.

E o resultado final é uma peça super charmosa, que vai durar muito tempo sem sair de moda.

Materiais necessários para o seu tapete de crochê argila

Primeiramente para crochetar o tapete de crochê argila você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 1 novelo de fio Barroco Natural 4/6 na cor Natural
  • 1 novelo de fio Barroco Maxcolor 4/6 400g nas cores Café, Dark Cheddar e Âmbar
  • Agulha para crochê 4,00mm

O fio Barroco tem uma textura bem rústica, envelopada em algodão, o que completa o visual terroso do tapete. Já a agulha 4mm dá o tamanho certo para as pontas do crochê, formando aquele efeito super gostoso de relevo no tapete.

Escolhi para vocês um mix de 4 cores que vão compor muito bem um efeito argila, com variações de tom que remetem à cerâmica natural.

Mas fiquem a vontade para usar as cores que preferirem – desde que harmonizem entre si e com a paleta terrosa que estamos buscando. Mago, bronze, caramelo… experimente combinações de tons naturais que combinem com seu ambiente.

Então agora que você já separou todos os materiais necessários, vamos para o passo a passo!

Passo a passo para crochetar o tapete de argila

O tamanho final do nosso tapete de crochê argila vai ser de aproximadamente 132 x 65 cm. Para alcançar esse tamanho você vai precisar crochetar 49 carreiras seguindo as instruções abaixo:

Gráfico 1 do tapete de crochê argila

Primeiramente vamos montar a base do tapete, com as carreiras de ponto alto intercalando as 4 cores escolhidas.

Logo após comece com o fio Natural, fazendo 97 correntinhas. Feche o anel com 3 correntinhas e comece a primeira carreira trabalhando na quinta correntinha a contar da agulha.

Faça 1 ponto alto em cada espaço até o final da carreira. Ao finalizar a volta com 1 ponto alto, corte o fio Natural e prenda a ponta por trás.

Em seguida, pegue o novelo Café e inicie a segunda carreira com 3 correntinhas e 1 ponto alto no mesmo ponto de base da carreira anterior.

Continue assim até o final da volta, sempre saindo e terminando a carreira no mesmo ponto de base inicial.

Repita o processo alternando nas carreiras seguintes os fios das cores Dark Cheddar, Âmbar e novamente Café. Continue assim até a carreira 49.

Ao finalizar a última carreira, corte o fio deixando uma ponta longa por trás para depois poder costurar e esconder.

Gráfico 2 do tapete de crochê

Agora vamos fazer uma rodada de ponto baixo ao longo de toda a borda do tapete, para dar acabamento. Isso vai delimitar bem a peça e dar mais destaque ao relevo.

Para isso, pegue novamente o novelo Natural e inicie 1 correntinha no canto do tapete. Faça 1 ponto baixo no mesmo ponto de base, 1 ponto baixo em cada ponto de base ao longo de toda a lateral do tapete.

Em seguida no canto, trabalhe 1 ponto baixo, 2 correntinhas e 1 ponto baixo no mesmo ponto inicial. Repita esse movimento ao longo de toda a volta.

Ao finalizar, prenda o fio por trás e remate todos as pontas de dentro do tapete para esconder os fios. E pronto, o seu lindo tapete de crochê argila está finalizado!

Artesã: Heloisa Mazoni

Dicas para decorar com o tapete de crochê argila

Então agora é só decorar a sua casa com esse lindo tapete de crochê argila feito por você! Veja algumas dicas de como utilizá-lo da melhor forma:

  • Na sala, abuse de almofadas, mantas e pufs de tecidos naturais como lã, algodão e linho para complementar o décor terroso;
  • No home office ou espaço de leitura, use uma poltrona de vime e tapete de crochê argila para criar um cantinho aconchegante;
  • No quarto, invista em uma cabeceira de madeira rústica, cama de linhas retas e roupa de cama crua;
  • No hall de entrada, um mancebo ou banco de madeira complementa bem o visual campestre;
  • À beira da lareira não pode faltar o tapete felpudo para aquecer os pés nos dias mais frios!

Venha aprender a fazer:

Aprenda a Fazer um Lindo Tapete de Crochê Quadrado Emília

Tapete de Crochê Redondo Bronze: Adorne Seu Espaço

Tapete de Crochê Brilho Caqui com um Toque Aconchegante

Conclusão

E lembre-se de postar uma foto do seu cantinho com o tapete no Instagram e marcar a gente @bordadosdalea para a gente ver o resultado!

Venha visitar o meu perfil no Pinterest para mais dicas e receitas de tapetes em crochê.

Por fim espero que vocês tenham gostado do passo a passo e dicas. Deixem aí nos comentários sugestões de outros modelos de tapetes, mantas e afins que vocês gostariam de aprender a fazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *