Pular para o conteúdo
Início » Tapete de Crochê Quadrado Barroco: Um Projeto Encantador

Tapete de Crochê Quadrado Barroco: Um Projeto Encantador

COMPARTILHAR

O tapete de crochê quadrado barroco, em especial, é uma excelente maneira de adicionar charme e aconchego aos ambientes. O crochê é uma técnica maravilhosa para criar peças únicas para decorar a casa.

A princípio o estilo barroco é caracterizado por formas exuberantes, com linhas curvas e detalhes ornamentados. Desse modo isso o torna perfeito para um projeto de tapete, onde podemos usar nosso potencial criativo com o crochê.

Não desperdice tempo! Digite seu endereço de e-mail abaixo e desfrute das melhores orientações sobre bordados, ponto cruz e muitas outras informações fascinantes do universo do artesanato.

O tapete que apresentaremos é trabalhado em quadrado, com 80 x 80 cm quando finalizado. Além disso ele conta com motivos de flores estilizadas, em cores vibrantes, que se destacam sobre um fundo mais neutro.

Esse projeto tem nível intermediário, então é ideal tanto para quem já tem um pouco de experiência com o crochê quanto para quem deseja se aventurar em um desafio mais elaborado. Você vai precisar saber fazer pontos básicos como correntinha, ponto baixo e ponto alto.

Neste post, vamos aprender a fazer um lindo tapete de crochê quadrado no estilo barroco.

Veja também: Tapete de Crochê Listrado: Receita com Gráfico

Materiais Necessários

Primeiramente antes de começarmos o passo a passo do tapete de crochê quadrado barroco, vejamos quais materiais precisaremos:

  • 1 novelo de Barroco Decore Luxo na cor 960 (Coral Nude)
  • 1 novelo de Barroco Maxcolor 4/6 400g na cor 7684 (Porcelana)
  • 1 novelo de Barroco Multicolor Premium 200g nas cores:
    • 9368 (Raio de Sol)
    • 9918 (Bahamas)
    • 9218 (Calêndula)
    • 9253 (Malbec)
    • 9536 (Gramado)
  • Agulha para crochê 4,0 mm

Etapas do Tapete de Crochê Quadrado Barroco

Portanto agora que já sabemos todo o material necessário, podemos começar nosso projeto do tapete de crochê quadrado barroco! Vamos dividir em 3 etapas: as flores, o motivo central e, por fim, o contorno.

Primeiro, precisaremos fazer as flores que serão a parte mais vistosa do nosso tapete. Depois, com outro fio, faremos os detalhes do centro do quadrado. Por último, com uma cor neutra, criaremos a borda que delimitará o contorno do tapete.

Vamos conferir o passo a passo de cada uma dessas partes:

Gráfico 1: Flores para o Tapete de Crochê Quadrado

Usando o fio na cor Raio de Sol, começamos nosso tapete. Fazemos um anel mágico e, na primeira carreira, trabalhamos 23 pontos altos duplos. Fechamos a volta com ponto baixíssimo.

Na segunda carreira, trabalhamos esses mesmos pontos altos duplos, intercalando com correntinhas para formar “V” e destaques na flor. Lembrando sempre de fechar a carreira com ponto baixíssimo.

Depois, mudamos para a cor Calêndula e trabalhamos pela lateral dos pontos altos duplos da carreira anterior. Assim, vamos preenchendo a nossa flor, com carreiras circulares, sempre fechando com ponto baixíssimo.

Na sequência, seguimos intercalando as cores Bahamas, Malbec e Gramado, conforme o gráfico 1. Assim que a flor estiver pronta, fazemos mais 3 iguais para formar o conjunto.

Gráfico 2: Motivo Central do Tapete de Crochê

Com o motivo central também trabalharemos em voltas, agora usando o fio na cor Gramado. Começamos formando cantos com pontos altos e correntinhas. Conforme o gráfico 2, alternamos essas texturas geométricas para criar um desenho interessante para o centro do nosso tapete.

Depois, mudamos as cores Porcelana e Coral Nude, até finalizar os detalhes conforme o esquema de montagem. Fazemos 4 motivos centrais iguais.

Gráfico 3: Contorno do Tapete de Crochê Quadrado

Para fechar nosso projeto, precisamos fazer a borda. Usando o fio Coral Nude, trabalhamos em voltas, assim como fizemos o centro. Alternamos pontos altos, correntinhas e cantos para formar o contorno final do nosso tapete de crochê barroco.

Com esse delineamento, nossas peças ficarão bem distribuídas pelo tapete, criando um efeito marcante e charmoso para qualquer ambiente.

Artesão: Mariane Machado

Dicas para Deixar seu Tapete de Crochê Quadrado Barroco Ainda mais Incrível

Há algumas dicas que podemos usar durante o trabalho ou para finalizar, que vão deixar nosso projeto do tapete de crochê quadrado barroco com um resultado ainda mais impressionante. Confira:

  • Use um fio de acabamento metálico para contornar as flores e destacar os detalhes
  • Borde com fitilhos ou rendas para adicionar textura
  • Forre o verso do tapete com antiderrapante, para maior durabilidade
  • Passe a vapor e estique bem todas as partes antes de montar o tapete
  • Use grampos de tapeçaria para prender as peças antes de costurá-las

Onde Expor seu Lindo Tapete de Crochê Quadrado Barroco Pronto

Os tapetes de crochê são ótimas peças decorativas e podem ser usados de diversas formas pela casa. Veja algumas sugestões de locais para colocar o seu:

  • Sala de estar: combina com sofás, mesas de centro e estantes
  • Quarto: para uma decoração aconchegante e charmosa
  • Hall de entrada: dá as boas-vindas aos visitantes
  • Varanda ou gazebo: ideal para ambientes externos protegidos
  • Escritório: traz aconchego ao seu cantinho de trabalho

Sua criatividade é o limite na hora de decorar com o tapete de crochê quadrado barroco. Uma peça artesanal tão linda com certeza vai embelezar qualquer cômodo.

Venha Conhecer Também:

Tapete de Crochê Raia: Um Guia Detalhado com Gráficos

Tapete de Crochê Brilho Caqui com um Toque Aconchegante

Lindo Tapete de Crochê Chevron Passo a Passo Completo

Compartilhe seu Trabalho nas Redes Sociais

Por fim agora que aprendemos nesse post do blog como fazer um magnífico tapete de crochê quadrado barroco, que tal compartilhar seu próprio projeto quando finalizado?

Além disso publique fotos do processo e do resultado nas suas redes sociais usando a hashtag #TapeteCrocheBarroco. Assim mais pessoas poderão se inspirar com seu trabalho!

Aproveite e venha conhecer o meu perfil no Pinterest para mais dicas e receitas de crochê.

Por fim esperamos que tenha gostado do artigo e do passo a passo. Desejamos muito sucesso no seu tapete de crochê quadrado barroco! Lembre-se de nos mostrar o resultado final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *