Pular para o conteúdo
Início » Toalha de Crochê Pluma: Um Toque Sutil e Elegante

Toalha de Crochê Pluma: Um Toque Sutil e Elegante

  • Lea Freitas 
COMPARTILHAR

Venha fazer esta incrível receita de toalha de crochê pluma perfeita para dar um toque sutil e elegante na sua mesa!

A princípio o crochê é uma técnica maravilhosa para criar lindas peças decorativas para sua casa. E uma das peças mais charmosas que você pode fazer é a toalha de crochê pluma. Com seus fios felpudos bem como uma textura aerada, essa toalha tem um visual super fofo e aconchegante.

Não desperdice tempo! Digite seu endereço de e-mail abaixo e desfrute das melhores orientações sobre bordados, ponto cruz e muitas outras informações fascinantes do universo do artesanato.

Então neste post, vou mostrar um passo a passo completo de como fazer uma linda toalha de crochê pluma. Além disso vamos conversar sobre como escolher os materiais certos, que pontos usar e como montar tudo para ter uma peça única e delicada.

Veja também: Toalhas de Crochê Quadradas: Um Item Essencial

Materiais necessários para fazer a toalha de crochê pluma

Primeiramente para fazer a nossa toalha de crochê pluma você vai precisar do seguinte material básico:

  • 1 novelo de fio Barroco Maxcolor de diversas cores
  • Agulha para crochê número 4,0mm

É muito importante escolher um fio de boa qualidade, que não desfie durante o processo. O Barroco Maxcolor é ótimo porque tem cores vibrantes e vai deixar sua toalha muito charmosa!

Já a agulha número 4 é perfeita para trabalhar com o fio escolhido sem que os pontos fiquem distorcidos.

Ah, portanto não se esqueça de ter à mão uma tesoura, para cortar e emendar os fios, e um marcador de ponto, que facilita na hora de contar as carreiras.

Escolhendo as cores da toalha de crochê pluma

Antes de mais nada para fazer uma toalha de crochê pluma bem colorida, que nem a nossa, é legal misturar diversas cores. Nós escolhemos esse mix bem vibrante, usando tons que harmonizam entre si:

  • Amarelo Candy
  • Azul Candy
  • Azul Bic
  • Petróleo
  • Castanha
  • Turquesa
  • Verde Candy
  • Greenery
  • Brasa
  • Polar
  • Netuno
  • Dark Cheddar
  • Ouro
  • Canário
  • Cromado

Misturamos cores quentes e frias, para ter um resultado equilibrado bem como charmoso.

Mas fique à vontade para usar as cores que mais combinam com a sua decoração. O resultado será lindo de qualquer jeito!

Tamanho da toalha de crochê pluma

Nossa toalha de crochê pluma ficou com 70cm de diâmetro. É um tamanho grande o suficiente para uso como jogo americano ou centro de mesa.

Mas você pode fazer uma menor, com cerca de 30 a 40cm, para usar como porta guardanapos, por exemplo.

Além disso também dá para aumentar bastante o tamanho e transformar numa bela toalha de mesa. Tudo vai depender do efeito decorativo que você deseja alcançar.

Explicando os pontos básicos

Antes de começar é importante que você saiba fazer com segurança alguns pontos básicos do crochê:

Ponto Baixo (p.b.): também muito comum no crochê, esse ponto forma as tradicionais carreirinhas horizontais dobradinhas.

Correntinha (corr.): é aquele ponto bem conhecido, que parece uma cadeia de elos. Usamos ele no começo para formar o anel mágico e em outros momentos para unir os motivos.

Ponto Baixíssimo (p.b.x.): igual ao ponto baixo, só que trabalhado mais juntinho, para obter um resultado mais fechadinho.

Ponto Alto (p.a.): esse ponto é o grande destaque da toalha pluma! Com ele conseguimos criar os “pelinhos” que formam esa delicada textura aérea.

Ponto Alto em relevo pegando por trás (p.a.r.t): trata-se de um ponto alto trabalhado de uma forma especial, pegando a laçada do ponto por trás, o que cria um relevo extra na peça. Usamos em algumas partes para criar texturas diferentes.

Montando a base da toalha de crochê

Então chegou a hora de botar a mão na massa! Primeiro vamos preparar a base, onde você vai construir toda a sua linda toalha de crochê pluma.

1. Primeiramente com o fio Amarelo Candy, inicie montando um anel mágico usando a correntinha. Em seguida faça um círculo com tamanho adequado para a toalha desejada, lembrando de não apertar demais para o trabalho ficar confortável.

2. Na primeira carreira, comece com 3 correntinhas e, em seguida, trabalhe 11 pontos altos para formar os pelinhos da plumagem.

Dica: como nosso foco aqui é a altura da pluma e não tanto o largura da peça, podemos trabalhar os pontos meio juntinhos mesmo!

3. Logo após feche a carreira com ponto baixíssimo e remate o fio amarelo.

Pronto, você finalizou a base com o primeiro fio! Agora é só ir intercalando cores e texturas para criar efeitos maneiros.

Trabalhando as carreiras coloridas

Vamos usar nossa paleta de cores vibrantes que selecionamos antes para fazer as próximas carreiras. Assim a toalha de crochê pluma vai ganhando forma aos poucos.

A ideia aqui é intercalar os fios, ora trabalhando só pontos altos, ora pontos baixos e correntinhas para agregar texturas diferentes. Dessa forma a peça vai ficando interessante e tridimensional!

Veja como fazer:

2a carreira: emende o fio Azul Candy e inicie a carreira com 4 correntinhas. Depois, trabalhe 1 ponto alto, formando um “V” com a correntinha anterior. Complete essa sequência:

1 ponto alto, 1 correntinha, 1 ponto alto no mesmo ponto de base formando “V”.

Em seguida repita essa sequência mais 10 vezes e feche a carreira com ponto baixíssimo.

3a carreira: hora de emendar outro fio! Dessa vez use o azul Polar. Inicie a carreira com 3 correntinhas e em seguida trabalhe:

1 ponto alto sobre a correntinha do “V” da carreira anterior, 1 correntinha, 1 ponto alto.

1 ponto alto entre os “V” da carreira de base.

Repita essa sequência até o final e feche com ponto baixíssimo novamente.

E assim por diante…

É só seguir intercalando cores e brincando com as sequências até formar o desenho desejado em sua toalha de crochê pluma.

Você pode trabalhar pontos altos em relevo, em X, misturar com pontos baixos… Deixe a criatividade rolar solta!

Veja esse exemplo de sequência colorida, trocando os fios a cada 2 ou 3 carreiras:

  • Amarelo → Azul → Polar → Turquesa → Verde → Amarelo → Azul → Petróleo → Dark Cheddar → Amarelo → Netuno → Greenery → Azul → Castanha → Verde → Amarelo → Azul → Brasa → Amarelo → Cromado → Ouro → Azul → Canário → Amarelo

Além disso perceba que sempre mantemos o amarelo como cor de base, intercalando com outras cores vivas por cima. Isso porque ele será a cor do acabamento.

Fazendo o acabamento da toalha de crochê pluma

Então quando você terminar todas as carreiras coloridas até cobrir todo o comprimento desejado para sua toalha de crochê pluma, estamos quase no final! Agora é hora de fazer um acabamento durinho e bonito.

1. Com o fio Amarelo Candy que usamos na base, trabalhe uma carreira de ponto baixo ao redor de toda a peça. Assim você dar uma “presilhada” e fecha os fios para que eles não fiquem soltos na lateral.

2. Na carreira seguinte, trabalhe novamente ponto baixo, dessa vez intercalando 1 correntinha a cada 2 pontos baixos.

3. Para finalizar, trabalhe mais uma carreira só de ponto baixo e rematar o fio no avesso da peça.

Pronto! Sua delicada e charmosíssima toalha de crochê pluma está finalizada!

Artesã: Cristina Luriko

Lavando e conservando a toalha de crochê

Por ter essa textura tão aerada e fofinha, a toalha de crochê pluma requer alguns cuidados especiais na hora de lavar.

O ideal é sempre lavá-la à mão, usando sabão neutro e água morna. Estiche a peça com cuidado, sem puxar demais para não deformar os pontos.

Jamais ponha na máquina de lavar! Isso pode felpar completamente sua linda toalha.

Na hora de secar, estenda-a e vai moldando os fios com as mãos, arrumando os pelinhos que possam ter bagunçado. Deixe secar bem esticada no varal ou secadora (no calor mais baixo).

Passar a toalha não é necessário, basta ir ajeitando os fios com a mão mesmo para deixá-los fofinhos!

Ah, e para guardar, evite dobrar ou amassar. O ideal é enrolar em formato de cilindro e manter em local arejado.

Seguindo todos esses cuidados, sua peça durará muito tempo bonita e charmosa!

Venha conferir:

Lindas Toalhas de Crochê com Gráfico: Dicas e Inspirações

Toalhas de Mesa de Crochê com Lindos Squares: Inspire-se

Toalha de Mesa de Crochê para Natal com Gráfico

Inspire-se e bom crochê!

E aí, gostou do passo a passo da nossa toalha de crochê pluma? É uma peça super versátil que combina com qualquer decoração e ocasião especial!

Use sua criatividade não só nas cores e texturas da toalha, mas também no formato e aplicações. Você pode fazer quadradas, redondas, com babados, rendinhas…

Além disso compartilhe conosco suas criações lá no Instagram! Vamos adorar ver suas toalhas de crochê plumosas! Visite o nosso perfil no Pinterest para mais dicas e ideias inspiradoras.

E então se esse artigo foi útil pra você, deixe um comentário aqui embaixo contando o que achou. Compartilhe nas redes sociais também para outras pessoas que amam crochê!

Um grande abraço e ótimos trabalhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *