Pular para o conteúdo
Início » Toalha de Mesa Quadrada de Crochê Passo a Passo Fácil

Toalha de Mesa Quadrada de Crochê Passo a Passo Fácil

  • Lea Freitas 

Venha aprender a fazer uma toalha de mesa quadrada de crochê passo a passo fácil! Uma toalha de mesa quadrada feita com crochê é uma ótima maneira de decorar sua mesa de jantar ou sala de estar com um toque artesanal. Além de ser decorativa, é bastante prática e fácil de fazer.

Portanto, neste artigo, você vai aprender passo a passo como fazer uma linda toalha de mesa quadrada de crochê. Vamos lá!

Não desperdice tempo! Digite seu endereço de e-mail abaixo e desfrute das melhores orientações sobre bordados, ponto cruz e muitas outras informações fascinantes do universo do artesanato.

Materiais necessários para fazer a toalha quadrada de crochê passo a passo

Primeiramente para fazer a sua toalha de mesa quadrada de crochê, você vai precisar dos seguintes materiais:

Fio para crochê: o fio mais indicado é o algodão ou o algodão mercerizado. Você vai precisar de aproximadamente 1 novelo de cada cor que deseja usar. Portanto opte por cores vivas e alegres para compor um visual mais bonito.

Agulha para crochê: a agulha pode ser de plástico bem como de metal, o ideal é escolher uma agulha que seja compatível com a espessura do fio. Além disso as agulhas entre 3 a 4mm são ideais para fios de espessura média.

Tesoura: uma tesoura comum para cortar o fio sempre que necessário.

Linha guia: a linha guia serve para medir o tamanho que você deseja que a toalha tenha. Pode ser um barbante ou régua.

Marcador de ponto: por fim o marcador de ponto ajuda a identificar onde você parou com os pontos para não perder o lugar. Pode ser um alfinete ou clipes, por exemplo.

Vídeo tutorial de como fazer uma toalha de crochê quadrada passo a passo

Então se você é uma pessoa visual e prefere aprender assistindo a um vídeo, eu separei um tutorial muito bom que ensina como fazer a toalha de mesa quadrada de crochê passo a passo.

Manta de Crochê para Bebê para Iniciantes – Créditos Canal Sheila Croché

Esse vídeo é excelente para você aprender as técnicas básicas e como começar a sua toalha quadrada. Assistindo aos pontos sendo feitos, fica mais fácil aprender.

Como fazer a toalha de mesa de crochê passo a passo

Se você prefere ler as instruções escritas, eu também vou te mostrar como fazer a toalha de mesa quadrada de crochê passo a passo. A toalha é feita em duas etapas: primeiro, você faz o quadrado central, que é a base da toalha; depois, você faz o barrado ao redor do quadrado, que é o acabamento da toalha. Vamos começar?

Quadrado central

O quadrado central é feito com pontos altos e correntinhas, formando um padrão xadrez. Você pode fazer o tamanho que quiser, mas eu recomendo que seja pelo menos 80 cm x 80 cm, para que a toalha fique bem proporcional. Veja como fazer:

  1. Primeiramente faça um nó corrediço na agulha e faça 6 correntinhas.
  2. Feche o anel com um ponto baixíssimo na primeira correntinha.
  3. Faça 3 correntinhas (que vão contar como o primeiro ponto alto) e mais 15 pontos altos dentro do anel. Feche a carreira com um ponto baixíssimo na terceira correntinha inicial.
  4. Faça 3 correntinhas (que vão contar como o primeiro ponto alto) e mais um ponto alto no mesmo lugar do ponto baixíssimo. Em seguida, faça uma correntinha e pule um ponto alto da carreira anterior. Faça dois pontos altos no próximo ponto alto da carreira anterior. Repita esse processo até o final da carreira, fazendo uma correntinha entre cada par de pontos altos. Feche a carreira com um ponto baixíssimo na terceira correntinha inicial.
  5. Faça 3 correntinhas (que vão contar como o primeiro ponto alto) e mais um ponto alto no mesmo lugar do ponto baixíssimo. Em seguida, faça uma correntinha e pule uma correntinha da carreira anterior. Faça dois pontos altos na próxima correntinha da carreira anterior. Repita esse processo até o final da carreira, fazendo uma correntinha entre cada par de pontos altos. Feche a carreira com um ponto baixíssimo na terceira correntinha inicial.
  6. Por fim continue repetindo o passo 5 até atingir o tamanho desejado para o seu quadrado central. Lembre-se de trocar a cor da linha a cada duas carreiras, para formar o efeito xadrez.

Barrado

O barrado é feito com pontos baixos, pontos altos e pontos pipoca, formando um padrão de flores. Você pode fazer o barrado com a mesma cor da linha do quadrado central ou com uma cor diferente, para criar um contraste. Veja como fazer:

Primeira etapa do barrado para a toalha de mesa de crochê

  1. Com a cor escolhida para o barrado, faça um ponto baixo em qualquer ponto alto do quadrado central. Em seguida, faça 3 correntinhas e mais um ponto baixo no mesmo ponto alto. Esse é o primeiro leque do barrado.
  2. Pule dois pontos altos do quadrado central e faça um ponto baixo no próximo ponto alto. Em seguida, faça 3 correntinhas e mais um ponto baixo no mesmo ponto alto. Esse é o segundo leque do barrado.
  3. Repita o passo 2 até o final da lateral do quadrado central, fazendo leques de 3 correntinhas e pontos baixos nos pontos altos do quadrado central, pulando dois pontos altos entre cada leque.
  4. Quando chegar no canto do quadrado central, faça um leque de 5 correntinhas e um ponto baixo no mesmo ponto alto do canto. Esse é o leque do canto do barrado.
  5. Repita os passos 3 e 4 nas outras três laterais do quadrado central, fazendo leques de 3 correntinhas nas laterais e leques de 5 correntinhas nos cantos. Feche a carreira com um ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo da carreira.

Segunda etapa do barrado para a toalha de mesa de crochê

  1. Faça um ponto baixíssimo na primeira correntinha do primeiro leque da carreira anterior. Em seguida, faça 5 pontos altos na mesma correntinha. Esse é o primeiro ponto pipoca do barrado.
  2. Pule as duas correntinhas restantes do primeiro leque e faça um ponto baixo na próxima correntinha do segundo leque da carreira anterior. Em seguida, faça 5 pontos altos na mesma correntinha. Esse é o segundo ponto pipoca do barrado.
  3. Repita o passo 7 até o final da lateral do quadrado central, fazendo pontos pipoca de 5 pontos altos nas primeiras correntinhas dos leques da carreira anterior, pulando as duas correntinhas restantes dos leques e fazendo pontos baixos nas próximas correntinhas dos leques seguintes.
  4. Quando chegar no canto do quadrado central, faça um ponto pipoca de 7 pontos altos na primeira correntinha do leque do canto da carreira anterior. Esse é o ponto pipoca do canto do barrado.
  5. Repita os passos 8 e 9 nas outras três laterais do quadrado central, fazendo pontos pipoca de 5 pontos altos nas laterais e pontos pipoca de 7 pontos altos nos cantos. Feche a carreira com um ponto baixíssimo no primeiro ponto alto da carreira.
  6. Por fim arremate a linha e corte com a tesoura.

Dicas para fazer uma linda toalha quadrada de crochê

Portanto seguindo os passos acima, você já pode fazer uma linda toalha de mesa quadrada de crochê. Mas confira também estas dicas que vão te ajudar deixá-la ainda mais bonita:

  • Use fios de cores contrastantes para formar um efeito colorido;
  • Aposte em diferentes texturas de fio como liso e anelado;
  • Adicione diferentes tipos de pontos além do alto e baixo;
  • Faça as bordas com um ponto diferente do restante da peça;
  • Intercale tiras de barrado para compor um desenho;
  • Não tenha pressa, vá com calma ponto a ponto;
  • Lave e seque bem a toalha antes de usar para não desfiar.

Conclusão

E é isso! Siga todas essas dicas e o passo a passo para fazer a sua própria toalha de mesa quadrada de crochê.

Então personalize com as suas cores e pontos preferidos e aproveite para decorar com esse item artesanal. Não deixe de compartilhar fotos da sua toalha nas redes sociais e inspirar outras pessoas!

Veja também:

Como Fazer Tampa de Vaso Sanitário de Crochê Passo a Passo

Manta de Crochê para Bebê para Iniciantes

Tapete meia lua em crochê: um projeto fácil e bonito

Blusas de Crochê Passo a Passo

COMPARTILHAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *